Aprendendo a programar de graça e de verdade!

Há muito tempo tenho vontade de programar, tentei algumas vezes, por pouco tempo, mas confesso que nunca me dediquei.

Sempre tive facilidade com tecnologia e sei trabalhar com HTML e CSS, mas nada de programação.

Após ler diversos artigos que incentivam a programar cheguei a umas conclusões importantes e irei compartilhar com vocês.

Uma dica de ouro é aprender inglês, pois as respostas para quase todas suas dúvidas poderão ser encontrada neste idioma. É uma dura realidade, mas sem saber inglês, dificilmente, avançará na área de programação.

Quero aprender a programar, por onde começo?

Antes de querer aprender a programar é consenso que a pessoa deve aprender a Lógica da Programação.

Não adianta quebrar a cabeça escolhendo a linguagem, pois este passo é a base para qualquer programador.

Este ponto é onde se inicia sua trajetória para se tornar um programador!!

Eu li livros e sites sobre o tema e recomendo as fontes que mais gostei e me ajudaram:

Livro / Apostila:

“Curso Básico de Programação” de Paulo Sérgio de Moraes – recomendo como primeira leitura:

Clique para acessar o Logica.pdf

“Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores” dos autores José Augusto N. G. Manzano e Jayr Figueiredo de Oliveira – É um livro caro, mas uma verdadeira aula. O melhor que li, melhor até que o

Aplicativo de Apoio:

VisuAlg – Além do programa, no site tem uma explicação de como ele funciona:

http://www.apoioinformatica.inf.br/produtos/visualg

Editor:

Existem diversos editores bons gratuitos e pagos.

O que escolhi foi o http://brackets.io/ devido a sua interface e ser mais voltado para o desenvolvimento web que estou acostumado.

=======================================================

Após estudar lógica de programação, você saberá como é estruturado um programa, portanto já pode escolher uma linguagem.

Outra dica é não ficar preso aos tutoriais, tente fazer algo seu. Desenhe seu layout e algoritmo, por exemplo. Isso o motivará mais.

A escolha da linguagem

Eu já perdi muito tempo tentando escolher uma linguagem, por exemplo, PHP, Python, Ruby, .NET, Javascript, Java, etc.

Sempre iniciava a estudar uma e parava porquê travava, chegava a fase do desânimo.

Eu li um site, em inglês, infelizmente não lembro qual, que traçava as fases do aprendizado e que a parte mais difícil é quando a pessoa deixa de ser um total leigo e tem a consciência do pequeno conhecimento que tem e quanto precisa percorrer, nesta fase que ocorrer muitas desistências.

Pois bem, como tenho experiência em HTML e CSS, defini o Javascript como minha linguagem. Eu já li código de várias outras e sei, por exemplo, que Python e Ruby são mais fáceis, mas escolhi o Javascript porque não tem como fugir dele na programação Web ou ainda não tem.

Javascript não é fácil, eu sei.

Iniciando no JavaScript

Para me ajudar neste caminho, encontrei as instruções no site http://javascriptissexy.com/how-to-learn-javascript-properly/

Resumidamente, ele divide o aprendizado em sete semanas misturando conteúdo gratuito e pago.

Este post fez tanto sucesso que eles criaram diversos cursos pagos e fornecem um guia preparatório com toda indicação gratuita, portanto, todos podemos aprender.

https://learn.modern-developer.com/IntroToJavaScript_and_ModernWebDevelopment.pdf – Este guia é para cursar o Modern Web Developer Fullstack, ou seja, programador Web total.

Com estes dois links é possível aprender javascript, utilizando-os como se fosse um curso.

Espero que gostem da indicação, abraços!

Deixe um comentário